quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Celular "estilo Lego" chegará às lojas em 2015, diz executivo do Google

Imagem disponibilizada pelo Google mostra o Project Ara; celular é montado em "pedaços"
Imagem disponibilizada pelo Google mostra o Project Ara; celular é montado em "pedaços"

O Google tem trabalhado em um telefone móvel modular, no qual o usuário poderá personalizar os recursos de hardware. De acordo com Paul Eremenko, coordenador do Project Ara (como é chamada a iniciativa) do Google, a partir do primeiro trimestre de 2015 o modelo já estará disponível comercialmente. As informações são da revista americana "Time". O objetivo do Project Ara é reinventar o smartphone, permitindo que um aparelho possa ser personalizado com ilimitadas configurações. Em um celular modular, os recursos de hardware se encaixam como peças de Lego. A partir de um telefone móvel básico que custará aproximadamente US$ 50 (cerca de R$ 117) e terá apenas conexão Wi-Fi, uma pessoa poderá, por exemplo, escolher uma câmera com a resolução que desejar, um alto-falante mais potente ou outros recursos feitos por desenvolvedores. Em entrevista à revista, Eremenko brinca que será possível até incluir um queimador de incenso ao telefone.

Divulgação
Imagens dos blocos desmontados de um protótipo do celular desenvolvido no Project Ara

"A questão foi: poderíamos fazer para a área de hardware o que o Android e outras plataformas fizeram para a área de software?", disse Paul Eremenko à revista. "Isso significa reduzir as barreiras em um nível que poderíamos ter centenas de milhares de desenvolvedores em vez de cinco ou seis grandes fabricantes."

Divulgação
Parte traseira do Project Ara; aparelho é montado em pequenos blocos de hardware

O Project Ara começou em uma parceria entre o Google e a Motorola. No entanto, após a venda da fabricante para a chinesa Lenovo, a unidade continuou sob o comando da gigante das buscas. O conceito começou a ser desenvolvido em 2012 e ainda neste ano deve haver um protótipo. Segundo Ara Knaian, engenheiro-chefe do Project Ara, atualmente os telefones celulares são os equipamentos com maior número de integrações. Portanto, o maior desafio é tentar separar toda essa estrutura em pedaços.




Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário