quinta-feira, 16 de maio de 2013

Colecionador faz sucesso na web com fotos artísticas de bonecos de Lego

Pedras, CDs, algodões, celulares e frutas fazem parte da ambientação.
Paixão pelo brinquedo começou na década de 80.

Rafael e sua coleção de bonecos de Lego (Foto: Arquivo pessoal)Rafael e sua coleção de bonecos de Lego (Foto: Arquivo pessoal)

Bonecos de Lego, ensaios fotográficos e um cenário produzido com muita criatividade. A mistura é obra do jornalista Rafael Sobral, um carioca de 29 anos que, de uns tempos para cá, tem se especializado em tirar fotos desse tipo, veiculadas em uma conta criada há dois meses no Instagram, @legosobral, que tem 1.730 seguidores, e agora em uma página no Facebook, criada há duas semanas. A internet virou um ponto de encontro dos amantes desse brinquedo, a ampla maioria estrangeiros que se identificam com a paixão desse colecionador. As fotos são montadas no quintal ou dentro de casa. Pedras, CDs, algodões, talheres, celulares, frutas, camisetas. Vale tudo na hora de ambientar a fotografia.
“Já coloquei fogo em algodão para simular um incêndio e fazer uma foto, mas nunca comprei nada para montar cenário. Ele é todo feito com coisas. Nunca cortei uma cartolina, por exemplo. Faço com tudo que tenho a mão. Já tiro a foto imaginando ela recortada no quadrado do Instagram. É um exercício de criatividade. Fico à toa e me divirto”, conta o jornalista. A paixão pelo brinquedo começou na década de 80, quando Rafael ainda era criança. Há um ano ele comprou uma máquina fotográfica profissional e resolveu aliar duas coisas que ele gostava muito: Lego e fotografia.
“Em uma viagem eu decidi comprar um monte de bonecos de Lego e a máquina. Depois pensei que deveria brincar de Lego de uma maneira mais séria. No início, eu colocava as fotos na minha conta pessoal do Instagram. As pessoas curtiam, mas achavam que as fotos não eram minhas. Foi quando decidi fazer uma conta destinada só para os bonecos. De repente, comecei a ter seguidores de todo mundo. Tem gente da Malásia, da China, dos EUA, todo mundo entra lá e deixa um comentário positivo”, revela.


Lego2 (Foto: Rafael Sobral)   
No sentido horário: Lego vestido de coelho da Páscoa, Darth Vader, de Guerra das Estrelas, um boneco mecânico e Wolverine, do X-Men (Foto: Rafael Sobral)

Quase figurinhas
A marca dinamarquesa que fabrica os bonecos de Lego lançou minifiguras em 2010. São bonecos feitos especialmente para os que adoram a brincadeira de colecionar. Eles são inspirados em personagens do cinema, história, profissões e hobbies. Cada figura vem lacrada em uma embalagem. A ideia é estimular a troca entre os colecionadores, lembrando os álbuns de figurinha. “Acho que Lego no Brasil ainda é muito caro. Eu compro esses bonequinhos em sites do exterior, participo de leilões. Em média consigo cada um por 3 dólares.  A Lego é meio como as ‘Havaianas’ [chinelos], ficou marginalizada um tempo, nos anos 90 quase morreu, mas buscou uma reformulação que deu uma alavancada boa nela”, conta Rafael. Fazendo um trabalho despretensioso, Rafael não sabe aonde quer chegar com as fotografias. O grande lance desse jornalista ainda é comprar essas minifigurinhas e personalizar. “É um hobby e eu não sei aonde vai dar. Se eu não fosse jornalista eu seria arquiteto, acho que estou brincando de ter outra profissão. Penso em fazer um site, tenho um esboço com essas imagens. Posso investir no InstaCanvas, onde figuras podem ser impressas em objetos como mouses, canecas. Vamos ver “, conclui.

Profissões lego (Foto: Rafael Sobral)
No sentido horário: Lego médico, Lego da Justiça, Lego jornalista e Lego gangster (Foto: Rafael Sobral)

Lego (Foto: Rafael Sobral)
No sentido horário: Lego de ciclope, boneco musical, uma espanhola e Shakespeare (Foto: Rafael Sobral)



Fonte: Globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário